sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Fogos

“Ningún fuego es igual a otro fuego. Algunos fuegos, fuegos bobos, no alumbran ni queman, pero otros fuegos arden la vida con tantas ganas que se pueden mirar sin parpadear y quien se acerca se enciende. Néstor Kirchner fue uno de esos fuegos y será difícil apagarlo.”
Eduardo Galeano

Compartilho com os leitores a sensação de perda pela morte de um político que conseguiu reinventar a política, num momento em que Argentina era uma terra arrasada pelo neoliberalismo, que deu passos fundamentais na política sobre direitos humanos, que teve coragem para impulsionar mudanças, como a despenalização da marihuana e o casamento homoafetivo, que trouxe de volta para a política programas que o neoliberalismo tinha jogado para o mercado.

K vive, no sentimento de milhões de argentinos. Sobram os argentos.  

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Políticas Sociais - Agentes comunitários de saúde

Um texto inédito, preparado para uma agencia multilateral a ser discutido no próximo encontro do curso de Políticas Sociais. Teve um pequeno problema de formatação ao subir para o scribd.

Link

Tradições Negras Políticas Brancas - O Livro

Segue o link para o livro Tradições Negras Políticas Brancas em PDF. Faltou a capa, mas no link tem o miolo do texto deste ensaio antropológico-fotográfico, realizado por Gabriel O. Alvarez e Luiz Santos.


TRADIÇOES NEGRAS POLÍTICAS BRANCAS

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tradições Negras, Políticas Brancas

Neste ensaio antropológico fotográfico apresentamos diversos grupos tradicionais de matriz africana e analisamos  sua inserção na política social.  No trabalho abordamos remanescentes de quilombos, irmandades negras, candomblés e maracatus. A estratégia de pesquisa foi entrar pela tradição cultural, para analisar como chegam até eles as políticas previdenciárias.


Tradições Negras e Políticas Brancas

Amazônia Cidadã

Neste ensaio antropológico-fotográfico se discute a política previdenciária na região norte de brasil e o impacto das aposentadorias rurais nas populações tradicionais. Este ensaio quebra a polarização entre liberais e marxistas, e centra sua atenção nestes aposentados concretos, na hibridação entre tradição cultural e políticas sociais.


Amazônia Cidadã - Gabriel O. Alvarez e Nicolas Reynard