terça-feira, 20 de setembro de 2011

Método para avaliação de políticas de Saúde

Artigo de Minayo no que apresenta a metodologia empregada na sua pesquisa com avaliação de unidades de atendimento à saúde numa favela carioca.

Link

Políticas Sociais - Agentes comunitários de saúde e previdência rural na região norte

Segue um informe com artigos sobre políticas de saúde e de previdênc05 Brasilia na região norte do Brasil.

Tradições Negras Políticas Brancas

Ensaio antropológico-Fotográfico realizado para o MPS. A estrategia da pesquisa foi identificar os grupos a partir da tradição cultural para depois fazer um diagnóstico sobre as políticas previdenciárias que tem chegada até os diferentes grupos. Os grupos analisados foram quilombolas, irmandades negras, candomblés e maracatus nação.

Link para o livro Tradições Negras Políticas Brancas



Tradições Negras e Políticas Brancas

Eric Wolf

Eric Wolf trabalhou diversos temas, como campesinato, as lutas camponesas, nacionalismos, símbolos nacionais, a figura dos brokers, intermediários, assim como o os povos tradicionais e como foram condicionados pela  expansão do mercado mundial.


Europa y La Gente Sin Historia - Eric R. Wolf

Amazônia Cidadã

Pesquisa qualitativa realizada para o MPS sobre o impacto da política previdênciaria nas populações tradicionais da região norte do Brasil. Alvarez  & Reyard  (2000)

Amazônia Cidadã - Gabriel O. Alvarez e Nicolas Reynard

Políticas previdênciarias

Seguem os link com referências,  textos e apresentações realizadas em sala de aula.

IPEA


Schwarzer, Helmut. Impactos socioeconômicos do sistema de aposentadorias rurais no Brasil — evidências empíricas de um estudo de caso no estado do Pará. Textos para discussão 729, Rio de Janeiro: IPEA. 2000 http://www.ipea.gov.br/pub/td/td_2000/td0729.pdf



Delgado, Guilherme e Cardoso Jr. José Celso. Principais resultados da pesquisa domiciliar sobre a previdência rural na região sul do brasil (projeto avaliação socioeconômica da previdência social rural). Textos para discussão 734, Rio de Janeiro: IPEA, 2000. http://www.ipea.gov.br/pub/td/td_2000/td0734.pdf




Política Social - Escobar, leitura complementar

O trabalho de Escobar poderia ser definido como uma antropologia da modernização. O autor analisa a formulação e implementação das políticas desenvolvimentistas na América latina entre os anos ´50 e a déda do ´80. O resultado destas políticas foram o êxodo rural, inchação dos centros urbanos, aumento da pobreza, etc. A pesar destes resultados catastróficos, ninguém se faz cargo pelas transformações acontecidas na estrutura social dos países latino-americano. Os princípios que orientaram estas políticas permanecem vigentes nas recomendações e agendas propostos pelos organismos multilaterais, e se reflexa por exemplo na disponibilidade de créditos para grandes projetos de desenvolvimento, barragens, estradas, de resultados duvidosos.


Arturo Escobar La Invencion Del Tercer Mundo