quinta-feira, 17 de março de 2011

Antropologia Visual na REA

Para os interessados na Antropologia Visual, segue a convocatória do GT que está-mos organizando na REA, que reune aos antropologoas da região Norte e Nordeste do Brasil  O encontro acontecerá em Roraima.


III REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA E XII ENCONTRO DE ANTROPÓLOGOS
NORTE NORDESTE


GT 28 - IMAGENS SOBRE A AMAZÔNIA - UM OLHAR A PARTIR DA ANTROPOLOGIA VISUAL

Renato Athias (UFPE)

renato.athias@ufpe.br

Gabriel O. Alvarez (UFG)

gabriel.o.alvarez@gmail.com

O campo disciplinar da antropologia visual surge em meados do século XIX com a “era da reprodutibilidade técnica” e da expansão industrial. A disciplina produz, hoje, conhecimento antropológico, frente aos desafios dos processos de globalização e da transformação digital. Voltada inicialmente para a documentação e preservação de práticas culturais ameaçadas, a antropologia compartilhada, se transformou ao longo dessas últimas décadas, com renovadas formas de narrativas visuais, sonoras, audiovisuais e, mais recentemente, digitais. Voltada, sobretudo, para o registro das técnicas materiais e rituais e depois para as palavras e as sonoridades, se abre hoje a novos objetos de estudo como a antropologia da arte. Em um primeiro momento a antropologia visual procurou garantir objetividade, atribuindo-se o estatuto de tecnologia de pesquisa ou mesmo de auxiliar de pesquisa. O que percebemos hoje é uma consolidação desse campo disciplinar no Brasil como um estilo de fazer uma antropologia compartilhada. Este GT tem a finalidade de discutir esse campo disciplinar na Amazônia, procurando agrupar trabalhos que possam apresentar uma antropologia visual da Amazônia. Portanto pretende discutir aspectos teóricos metodológicos da produção visual sobre a Amazônia com a finalidade explicita de ampliar esse conhecimento sobre os povos que ali habitam a partir de uma antropologia compartilhada.


Os interessados em participar desse GT deverão enviar resumo da apresentação para os e-mails dos coordenadores acima, com cópia para rea3@ufrr.br até o dia 4 de abril 2011

Maiores informações no link

Nenhum comentário:

Postar um comentário