terça-feira, 5 de abril de 2011

A irmandade muçulmana. The Sanusi of Cyrenaica

Livro pouco conhecido de Evans-Pritchard onde apresenta um estudo, acerca da irmandade religiosa do Sanusi, que da estabilidade ao sistema segmentário beduíno, e se transforma em símbolo de unidade nacional. O trabalho aborda a dominação colonial na região, sob o controle turco primeiro e italiano depois. O livro descreve a dominação colonial, campos de detenção e coloca a repressão colonial italiana, como grande responsável pelo levantamento, e a cristalização do sentimento nacional.

O trabalho é uma das primeiras abordagens um nível nacional, em um contexto mais complexo que o das sociedades segmentárias trabalhadas pelos antropólogos da época na África. Os atores sociais são personagens históricos, e a análise antropológica se apresenta na perspectiva de um processo. Este texto, antropológico, pode também ajudar a comprender a situação em Cyrenaica hoje. A região de Cyrenaica é a região oriental da Líbia, onde começou a revolta que nestes dias é machete nos jornais.


PRITCHAR, The Sanusi of Cyrenaica


Os episódios históricos, analisados no trabalho de Evans-Pritchard serviram também de referência para um filme, que retrata a guerra Italo-Sanusi em Cyrenaica e tem como protagonista a  Anthony Quinn. Agradeço a Warley pelo link.




Nenhum comentário:

Postar um comentário