quinta-feira, 14 de abril de 2011

Escola de Manchester

Sob este rótulo se identifica a geração de antropólogos sociais pós segunda guerra mundial, que renova a tradição britânica de antropologia. Muitos deles fizeram seu trabalho de campo na África, no Rhodes-Livingston Institute, no sul da África, dirigido por Gluckman entre os anos 1941-1947. Posteriormente Gluckman retorna a Inglaterra para criar o departamento de Antropologia em Manchester, onde convida vários de seus colegas e alunos. Nesse momento a antropologia se depara com o processo de descoloniação na África, rápida industrialização, migrações, permanência das tradições em processos rápidos de urbanização. Estas transformações sociais interpelam à antropologia e obrigam a rever vários dos supostos em que se ancorava a tradição britânica da antropologia social. As pessoas não são autômatas que seguem regras, as regras podem e são manipuladas, as redes sociais não passam só pelo parentesco e a antropología não trabalha só com grupos que se auto-perpetuam.

Mayer - A importância dos quase-grupos




Gluckman – Análise de uma situação social


Van Velsen - A análise situacional



   

terça-feira, 5 de abril de 2011

A irmandade muçulmana. The Sanusi of Cyrenaica

Livro pouco conhecido de Evans-Pritchard onde apresenta um estudo, acerca da irmandade religiosa do Sanusi, que da estabilidade ao sistema segmentário beduíno, e se transforma em símbolo de unidade nacional. O trabalho aborda a dominação colonial na região, sob o controle turco primeiro e italiano depois. O livro descreve a dominação colonial, campos de detenção e coloca a repressão colonial italiana, como grande responsável pelo levantamento, e a cristalização do sentimento nacional.

O trabalho é uma das primeiras abordagens um nível nacional, em um contexto mais complexo que o das sociedades segmentárias trabalhadas pelos antropólogos da época na África. Os atores sociais são personagens históricos, e a análise antropológica se apresenta na perspectiva de um processo. Este texto, antropológico, pode também ajudar a comprender a situação em Cyrenaica hoje. A região de Cyrenaica é a região oriental da Líbia, onde começou a revolta que nestes dias é machete nos jornais.


PRITCHAR, The Sanusi of Cyrenaica


Os episódios históricos, analisados no trabalho de Evans-Pritchard serviram também de referência para um filme, que retrata a guerra Italo-Sanusi em Cyrenaica e tem como protagonista a  Anthony Quinn. Agradeço a Warley pelo link.