quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sir E.E. Evans-Pritchard

Um dos mais brilhantes antropólogos da sua geração, publicou varias monografias sobre diferentes grupos e conseguiu amalgamar os ensinamentos dos seus professores, com um toque de ironia e humor britânico. No curso Método etnográfico discutimos seus conselhos sobre o trabalhos de campo e sua definição da antropologia como ciência mas também como a arte da tradução cultural.

"É difícil encontrar o tipo exato de temperamento em união com a capacidade, preparação especial e amor ao estudo cuidadoso, que são os requisitos do bom êxito da investigação. Mas é ainda mais raro que tais condições se combinem também com a penetração imaginativa do artista, que faz falta para interpretar o observado, e a habilidade literária, necessária para traduzir uma cultura estranha para a língua da sua própria cultura."




EP Trabalho de campo e tradição empírica



Segue a apresentação do texto Reminiscências... um clássico que junta conselhos de pesquisa com vivências dos trabalhos de campo. Esta apresentação foi ilustradas com fotos de Evans-Pritchard, disponíveis no acervo do Museu Pitt-Rivers  



Reminiscências



O Antropólogo como fotógrafo


Link para o acervo com as fotografias de Evans-Pritchards. Maravilhosas fotos dos Nuers, Azande e outros grupos com os que trabalhou o autor.







The Nuer - Preview.


Filme educativo de 1970, que apresenta imagens dos Nuers captadas em 1962. Grande destaque para o gado, um dos valores centrais do grupo. Este filme não foi realizado por Evans-Pritchard e tem como propósito trazer imagens histórica. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário