domingo, 18 de outubro de 2009

Antropologia da saúde - Rituais e construção dos corpos nas sociedades indígenas

As discussões se entrelaçam. As discussões teóricas sobre ritual e as discussões mais centradas nos corpos na antropologia da saúde. A continuação os links para os trabalhos a ser discutidos na próxima aula. Um deles, um clássico da etnografia brasileira, um artigo assinado por Seeger, Da Matta e Viveiros de Castro sobre a noção de pessoa nas sociedades indígenas brasileiras. Uma das idéias centrais do artigo é como as sociedades indígenas constroem os corpos nos rituais, literalmente. O outro trabalho, sobre o ritual da Tucandira, foi produto da minha pesquisa junto aos Sateré-Mawé.
No filme se encontra a explicação de um dos cantos do ritual da Tucandira e se apresenta, de forma sintética o ritual. Na sala de aula analisaremos cantos da origem, cantos da guerra e cantos da guerra contra o branco.

Anthony Seeger, Roberto da Matta, E.B. Viveiros de Castro "A Construção da Pessoa nas Sociedades Indígenas Brasileiras" In: Oliveira Filho, João Pacheco (Org.) Sociedades indígenas e indigenismo no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UERJ: Marco Zero.





Nenhum comentário:

Postar um comentário