terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mercosul Ritual

Na aula de hoje será discutido o artigo Espaço Público Ritual do Mercosul. Uma síntese da minha tese de doutoramento, produto das minhas preocupações com a regionalização e em diálogo com os trabalhos de Gustavo Lins Ribeiro sobre globalização. As hipótese que orientaram esta pesquisa multilocal foram que para entender o Mercosul tinha que centrar minha etnografia nos ideólogos do processo de integração: políticos e diplomatas. O Mercosul, foi hipoteticamente concebido como um espaço público, no sentido habermassiano do termo. A pesquisa empírica mostrou que os rituais, um poderoso aparelho comunicacional banhava de sentido o espaço comunicacional.  




Alvarez, Gabriel O. 2002. “Espaço público ritual do Mercosul”. In: Alejandro Frigerio; Gustavo Lins Ribeiro. (Org.). Argentinos e Brasileiros. Encontros, imagens e estereótipos. Rio de Janeiro: Petrópolis,  p. 135-160.



Mercosul Ritual



Como bibliografia complementar agrego os links para a dissertação de Mestrado onde problematizo o Mercosul como um discurso de verdade, numa perspectiva Foucaultiana e a tese de doutorado na integra.

ALVAREZ, Gabriel Omar. Los Límites de lo Transnacional: brasil y Mercosur. Una aproximación antropológica a los procesos de integración. 1996.




Alvarez, Gabriel Omar, 2000. Mercosul Ritual. Tese de Doutorado. PPGAS/DAN/ICS/UnB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário